sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Principais Polímeros Termoplásticos

 

Como já vimos, os termoplásticos se caracterizam por plastificarem quando aquecidos e solidificar quando resfriados, podendo o processo ser repetido várias vezes. Atualmente, esses polímeros são os mais utilizados na indústria por serem mais fáceis de processar em larga escala e por permitirem o reciclo.

ciclo termoplastico

Os principais termoplásticos são:

Polipropileno (PP):

Plástico de larga utilização na indústria de injeção plástica, rotomoldagem, vacuum forming, por sua facilidade de processamento e custo baixo. É maleável, tem boa resistência a impactos e é pouco atacado por raios ultravioleta.

Clique aqui para saber mais sobre Polipropileno.

Poliestireno (PS):

Polímero utilizado largamente na indústria de injeção e vacuum forming devido a sua facilidade de processamento e baixo custo. Rígido, de pouca resistência a impactos, tem boa transparência e tende a amarelar quando exposto ao sol (ultravioleta)

Clique aqui para saber mais sobre Poliestireno.

Cloreto de polivinila (PVC)

Plástico de grande resistência mecânica é utilizado principalmente extrudado em perfis, em chapas e em filmes, muitas vezes simulando o couro natural.

Clique aqui para saber mais sobre PVC.

Polimetilmetacrilato (PMMA)

Mais conhecido como acrílico, é bastante utilizado na indústria moveleira em chapas, mas pode também ser injetado.

Clique aqui para saber mais sobre acrílico.

Acrilonitila – Butadieno Estireno (ABS)

Conhecido comercialmente apenas por ABS, é muito parecido com o PS mas com característica mecânica e de acamamento superiores a esse. Também sofre alterações (amarelamento) quando exposto aos raios UV e tem preço mais elevado que o PS.

Clique aqui para saber mais sobre ABS.

Acrilonitrila – Estireno (SAN)

Comercialmente chamado apenas de SAN, é um polímero de valor comercial bastante elevado.  Tem por principal característica a refração, bem próxima a do vidro, o que confere uma beleza estética aos produtos feitos com esse polímero, como, por exemplo, as jarras de liquidificadores de primeira linha.

Clique aqui para saber mais sobre SAN.

Polietileno (PEAD) e (PEBD)

O polietileno pode ser de alta densidade chamado PEAD (polietileno de alta densidade), ou HDPE (em inglês), utilizado muito em embalagens sopradas e também de baixa densidade, no caso, o PEBD (polietileno de baixa densidade), em inglês LDPE, que  é utilizado principalmente em filmes plásticos.

Clique aqui para saber mais sobre polietileno.

Policarbonato (PC)

Polímero de grande resistência física e mecânica e que também tem grande transparência. É utilizado principalmente em chapas, mas pode também ser  injetado como por exemplo viseiras de capacete. Seu valor comercial é elevado.

Clique aqui para saber mais sobre policarbonato.

Poliximetileno (POM)

O Poliacetal, como é conhecido, é um plástico utilizado em partes móveis dos produtos, pois tem a característica de ser auto lubrificado e de ter grande resistência à abrasão.

Clique aqui para saber mais sobre poliacetal.

Politereftalato de Etileno (PET)

Por possuir poros muito pequenos, que lhe conferem a propriedade de ser altamente impermeável, é usado em larga escala para a fabricação de embalagens para refrigerantes e afins, também sendo bastante usado com vacuum forming.

Clique aqui para saber mais sobre PET.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...